quarta-feira, 23 de dezembro de 2009
domingo, 13 de dezembro de 2009
Férias!!
Então, para fechar o semestre desejamos a todos Ótimas Férias!!
Divirtam-se!
Agradecemos os votos recebidos e o reconhecimento do nosso trabalho!
E Parabéns ao blog que mais agradou a turma do segundo semestre de 2009 : ARQUIVO À FLOR DA PELE!
Ótima semana!
Até mais!!
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
Copiadora doméstica "autentica" documento
Leiam essa reportagem interessante!
Até mais!!
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
Desenho - Clone High
Mais um desenho sobre clones.. Leiam é interessante!
A série é ao mesmo tempo uma sátira às teorias de conspiração hollywoodianas e às séries dramáticas voltadas para adolescentes como The O.C.. Todos os seus episódios começam com um narrador dizendo "no último episódio muito especial...", o que é uma brincadeira com o termo "A Very Special Episode" usado pelas séries americanas para indicar um episódio que lida com um tema particularmente polêmico e/ou digno de reflexão.
A comicidade dos clones do desenho consiste geralmente no fato de seu comportamento ser completamente oposto ao do seu "original" ou focar em apenas parte de sua personalidade. Assim Lincoln é mostrado sem um mínimo da determinação e liderança do seu original e Gandhi é mostrado como um sujeito extrovertido e despreocupado. JFK, um dos antagonistas, aparece como um mulherengo insensível.
A série foi suspensa indeterminadamente depois do término da primeira temporada. Só mais de um ano depois da suspensão ela foi oficialmente cancelada. O motivo provavelmente foi a polêmica gerada pelos personagens que eram clones de líderes religiosos, principalmente Gandhi. A sátira de Mahatma Gandhi irritou hindus mais conservadores e motivou vários protestos contra a MTV na Índia. No desenho apareciam também clones de Jesus Cristo (um latino professor de carpintaria) e de Moisés (um rabugento intransigente), mas estas aparições não geraram protestos maiores que os habituais.
O nome de cada episódio era sempre formado por um título e um subtítulo separados por dois pontos. Vários faziam referências a filmes, como o episódio Homecoming: A Shot in D'Arc, que faz alusão ao filme A Shot in the Dark, um dos filmes da série A Pantera Cor de Rosa.
Vale a pena conferir!!!
Fontes:http://pt.wikipedia.org/wiki/Clone_High
http://www.clone-high.com/index.asp
Até mais!!
domingo, 29 de novembro de 2009
Republic Heroes- Jogo dos The clones Wars
Os Jedis possuem uma jogabilidade mais ágil e com duelos de sabre de luz, além de poder utilizar a força para realizar várias tarefas. O estilo é caracterizado por movimentos acrobáticos e a possibilidade de utilizar androides como armas após espetá-los com seu sabre.
Já os clones são mais baseados em força bruta. Isto significa que ao encarnar um, o jogador terá acesso a um vasto arsenal de armas que causam bastante destruição. As missões são focadas em limpar o terreno de forma que os Jedis possam aparecer em seguida para realizar suas tarefas seguramente.
Processor: Intel P4 3.0GHz AMD XP 3000+ or higher
Memory: 1GB Ram, 2GB for Windows Vista
Graphics: Nvidia 7300 GS or better, ATI X1600 or better* *Requirement of 256MB or more video memory
É isso!!
Ótima Semana!!
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Desenho - Star Wars: The Clone Wars
Até os stars Wars entrou no clima da clonagem com a sua série STAR WARS – THE CLONE WARS
Sinopse:
Anakin e Ahsoka, junto com uma tropa de clones, conseguem tomar o monastério e resgatar o pequeno Hutt, mas são encurralados por Assaj Ventress que chega com uma nova tropa de dróides. Os poucos soldados clones sobreviventes lutam enquanto Anakin e Ahsoka fogem com o filho de Jabba por uma plataforma secreta que está nos fundos do Monastério onde está um velho cargueiro. Obi-Wan chega com suas tropas clone e luta contra Ventress em um duelo onde ele possui a vantagem, já que tem mais experiência, ela vendo que não poderia vencê-lo, foge em um dróide abutre. À bordo do cargueiro, Anakin e Ahsoka chegam à Tatooine, mas eram esperados por Dooku e seus Magnaguardas, eles lutam, mas conseguem levar o filho de Jabba até seu pai, garantindo uma aliança da República com o Hutt, para que suas tropas possam passar pelas rotas planetárias controladas por Jabba.
Descrição:
Formato: AVI
Tamanho: 350Mb
Audio: ENG
Release: HDTV.XviD-FQM
Fonte: http://popshare.wordpress.com/2009/10/03/star-wars-the-clone-wars-s02e01-e02-holocron-heist-cargo-of-doom-hdtv-xvid-fqm/
Até mais!!!
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
Noveleiros de plantão
A história se passa no ano de 1980. O empresário Leônidas Ferraz, um homem viúvo, têm uma vida resumida a seus negócios. Ele é pai de gêmeos totalmente idênticos na aparência: Diogo, um rapaz alegre e boa-praça, é o preferido dele para sucedê-lo em seus negócios, e Lucas, um rapaz romântico e galanteador, que aproveita a vida sem compromissos profissionais. A única semelhança que Lucas e Diogo têm em comum é a aparência física, pois os dois têm características completamente diferentes.
Diogo acaba sofrendo um acidente fatal de helicóptero, para o desespero de sua família, e sua morte provoca muitas reviravoltas em sua família.
O padrinho de Diogo, o cientista Albieri, abalado com a sua morte, decide clonar Lucas para trazer Diogo de "volta" e realizar o maior sonho de sua vida: ser o primeiro a realizar a clonagem de um ser humano. Ele insere as células de Lucas sem ele saber, para a formação do embrião, em Deusa, uma mulher que sempre quis ter filhos e não conseguia , acredita estar fazendo uma inseminação artificial comum. Depois, Deusa têm o filho, sem saber que é um clone de outro rapaz.
Análise dos documentos da Clínica MCE-Life
Contexto: Foi criado como prova de que o contratante está solicitando os serviços da clínica e como precaução de eventuais danos.
Espécie: Contrato.
Definição: Contrato de clonagem, onde está estabelecido o tipo de clonagem que se quer realizar, qual o preço do serviço, entre outras cláusulas.
Função: Informar tipo de clonagem, preço do serviço, entre outras coisas. Provar que o contratante solicitou os serviços da clínica.
Função Arquivística: Provar que o contratante solicitou os serviços da clínica.
Tipologia: Contrato de prova
Fundo: Clínica MCE-Life
Características externas:
Gênero: Textual
Suporte: Papel
Formato: Folhas A4
Forma: Original
Características internas:
Produtor: Clínica Life
Conteúdo: Pessoas envolvidas: Contratante e contratado. Assunto: Documento com detalhes do serviço e o que cabe ao contratante e ao contratado fazer.
Trâmite: O documento é criado pela própria clínica, é assinado por ambas as partes (contratante e contratado), uma via é entregue ao contratante e outra fica com o contratado.
Ficha do paciente
Contexto: Foi criado para o acompanhamento da clonagem, informando dados importantes do paciente
Espécie: Ficha
Definição: Ficha com dados do paciente clonado
Função: Informar quem é o paciente, onde a célula trabalhada foi retirada (óvulo, cordão umbilical), qual é o tipo de clonagem, como está o andamento, se funcionou, se é preciso repetir o processo.
Função Arquivística: Informar dados sobre o paciente para o acompanhamento da clonagem deste.
Tipologia: Ficha de dados do paciente
Fundo: Clínica MCE-Life
Características externas:
Gênero: Textual
Suporte: Papel
Formato: Folhas A4
Forma: Original
Características internas:
Produtor: Clínica Life
Conteúdo: Pessoas envolvidas: O paciente. Assunto: quem é o paciente, onde a célula trabalhada foi retirada (óvulo, cordão umbilical), qual é o tipo de clonagem, como está o andamento, se funcionou, se é preciso repetir o processo.
Trâmite: O documento é criado pela própria clínica, é preenchido pelo médico e permanece com ele até acabar o tratamento. Quando a clonagem é finalizada o documento é arquivado.
Laudo sanguíneo
Contexto: Amostras de sangue coletadas de todos os pacientes que se submeterão aos procedimentos de clonagem.
Espécie: Laudo sanguíneo
Definição: Resultado das pequenas amostras de sangue.
Função: Informar o tipo de sangue e as possíveis doenças do doador.
Função Arquivística: Provar que não existe nenhuma doença do portador.
Tipologia: Laudo sanguíneo para comprovação
Fundo: Clínica MCE-Life
Características externas:
Gênero: textual
Suporte: papel
Formato: A4
Forma: original
Características internas:
Produtor: Laboratório da Clínica
Conteúdo: quantidade de leucócitos, hemácias e plaquetas.
Pessoas envolvidas: Doador da amostra de sangue e o laboratório.
Assunto: Análise da saúde do doador da amostra de sangue.
Trâmite: coleta da amostra de sangue – transferência para um tubo de ensaio de vidro – enviar a um laboratório – laudo sanguíneo.
Cordão umbilical
Contexto: Luciana após a clonagem do seu filho Theodore, deixou o cordão umbilical da criança sob guarda da Clinica MCE-Life. Isso porque a clínica é responsável por congelar os cordões umbilicais das crianças clones, caso o contratante seja a favor, ou de outras crianças, cujo os pais solicitam a guarda, com o objetivo de manter o material genético ativo ( presente nas células) para possíveis pesquisas (clonagem terapêutica), curas de doenças e até mesmo realizar outras clonagens induzidas artificialmente.
Espécie: Cordão umbilical
Definição: Longo cordão constituído por duas artérias, uma veia, além de um material gelatinoso.
Função: Nutrir o embrião.
Função Arquivística: Registrar o material genético ativo.
Tipologia: Cordão umbilical de registro do material genético.
Fundo: Clínica MCE-Life
Características externas:
Gênero: Tridimensional
Suporte: Tecido epitelial
Formato: Cilindro
Forma: Original
Características internas:
Produtor: Saco amniótico e vesícula vitelínica
Conteúdo: Presença de células tronco mesenquimais, isto é, que podem se transformar em outras células do corpo; veias de trocas gasosas.
Trâmite: Placenta e embrião - Barriga da criança – Recolhimento para congelamento.
Ecografia gestacional
Contexto: Exame realizado na experiência de clonagem humana para acompanhar o processo de formação do clone dentro da barriga de sua genitora
Espécie: Ecografia
Definição: Exames médicos feito com uso de aparelhos especiais que, por meio de ondas ultrassonográficas conseguem captar imagens dentro do corpo humano, tiram “fotos” destas imagens e estas são impressas em papel especial para fotografia.
Função: Verificar o desenvolvimento do feto
Função Arquivística: Comprovar como se deu o desenvolvimento do feto
Tipologia: Ecografia gestacional
Fundo: Clínica MCE-Life
Características externas:
Gênero: Imagético
Suporte: Papel especial para fotografia
Formato: Caderno
Forma: Original
Características internas:
Produtor: Clínica MCE - Life
Conteúdo: Ecografia gestacional da paciente Luciana solicitada pelo Dr. Cloneldon
Trâmite: O médico faz a solicitação, a secretária faz o encaminhamento, a paciente vai ao obstetra responsável por fazer a ecografia, a ecografia é feita e é entregue à paciente. A paciente entrega a ecografia para o médico responsável que a utiliza até o dia do parto e depois ela é arquivada, sua guarda será permanente por se tratar do primeiro processo de clonagem humana da clínica
Impressão digital molecular
Contexto: Com o nascimento do clone, o médico faz a análise do DNA do clone e do ser clonado por meio do fingerprint do DNA
Espécie: Impressão digital
Definição: é a quebra do DNA em enzimas específicas, unidas a sondas e expostas em chapas fotográficas. Serve como forma de identificar indivíduos por meio do exame de DNA
Função: Identificar as sequências específicas do DNA humano
Função Arquivística: Identificar a “vítima” de clonagem ( provar a semelhança do DNA, isto é a realização da clonagem)
Tipologia: Impressão digital molecular
Fundo: Clínica MCE-Life
Características externas:
Gênero: Iconografico
Suporte: chapa fotográfica
Formato: retangular, tipo códigos de barra
Forma: original
Características internas:
Produtor: clone, clonado
Conteúdo: moléculas de açúcar e fosfato. Ligada à molécula de açúcar está uma de quatro bases nitrogenadas e é a seqüência dessas bases ao longo da molécula de ADN que carrega a informação genética
Trâmite: Após o nascimento do bebê o médico fará a análise do DNA da criança nascida em comparação com o DNA do doador a partir da impressão digital molecular ou fingerprint do DNA , comprovando a clonagem, isto é que o material genético é idêntico.
Então é isso...o que acharam??
Abraçoss
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Especialistas chineses desenvolvem ratos com células da pele
Clonagem Induzida Artificialmente
Hoje trazemos um desenho explicando como é feita a clonagem induzida artificialmente!
Até mais!!
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
domingo, 22 de novembro de 2009
Médico diz que é capaz de clonar seres humanos!
A clonagem foi gravada por um diretor de documentários independentes. Esse diretor testemunha que as clonagens realmente aconteceram e que as quatro mulheres nas quais os embriões foram implantados sabiam que seus bebês seriam clones e aprovavam isso. Seriam os primeiros clones humanos criados com o objetivo de reprodução.
Em 2004, Zavos foi desacreditado pela mídia e por outros especialistas em fertilidade por não poder atestar suas descobertas e suas tentativas de clonagem. Mas, de acordo com ele, desde essa época, casais desesperados para terem um filho procuram seus tratamentos.
Confira a notícia completa em: http://hypescience.com/eu-posso-clonar-um-ser-humano-afirma-medico/
Vídeo dele no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=NaPI0FpCFJY&feature=player_embedded
sábado, 21 de novembro de 2009
Sugestão de leitura
Hanna Heat é uma conservadora e restauradora de livros australiana que é chamada para estudar um famoso manuscrito datado do século XV: a Hagadá de Saravejo, um livro religioso dos judeus que possui esplêndidas iluminuras, coisa proibida na religião daquela época. O trabalho da phD de Sydnei é restaurar a misteriosa Hagadá que fora conservada (e salva) por um bibliotecário muçulmano.
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Clonagem de cabelo pode ajudar a combater a calvície
Vale a pena conferir o vídeo na íntegra
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1162295-7823-CLONAGEM+DE+CABELO+PODE+AJUDAR+A+COMBATER+A+CALVICIE,00.html
Bom dia, pessoal! lá vai mais uma dica de filme legal " A ilha"
Sinopse
Lincoln Six-Echo (EWAN MCGREGOR) é um morador de um utópico porém rigorosamente controlado complexo em meados do século 21. Assim como todos os habitantes deste ambiente cuidadosamente controlado, Lincoln sonha em ser escolhido para ir para "A Ilha" – dita o único lugar descontaminado no planeta.
Mas Lincoln logo descobre que tudo sobre sua existência é uma mentira. Ele e todos os outros habitantes do complexo são na verdade clones cujo único propósito é fornecer “partes sobressalentes” para seus humanos originais.
Percebendo que é uma questão de tempo antes que seja “usado”, Lincoln faz uma fuga ousada com uma linda colega chamada Jordan Two-Delta (Scarlett Johansson). Perseguidos sem trégua pelas forças da sinistra instituição que uma vez os abrigou, Lincoln e Jordan entram em uma corrida por suas vidas e para literalmente conhecer seus criadores.
terça-feira, 17 de novembro de 2009
Clonagem de espécies ameaçadas
Essa matéria é interessante, pois uma colunista (Jerry Carvalho) discute prós e contras da clonagem de espécies ameaçadas para salvá-las da extinção.
Entre os diversos animais que cita o Noé, clone de gauro nascido em janeiro de 2001, filhote que morreu 48 horas depois.
Coloca também sobre o primeiro experimento a empregar a transferência nuclear somática foi realizado em 1952 por Robert Briggs e Thomas King, do Instituto Carnegie (EUA), que obtiveram clones de rãs pela substituição de núcleos celulares.
Apresenta também a obtenção de macacos resos nos Estados Unidos e a clonagem da vaca Marguerite, levada a cabo por pesquisadores franceses, no qual esse clone morreu alguns dias após o nascimento.
Vale a pena conferir a reportagem na integra: http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/por-dentro-das-celulas/a-arca-de-noe/?searchterm=clonagem
Então é isso!
Até mais!!
sábado, 14 de novembro de 2009
Socorroooo...Os argentinos estão fazendo clonagem!!!!
Homenagem aos arquivistas
Sei que já tem quase um mês que o dia foi comemorado, mas vale a pena assistir. ^^
Abraçoss
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
Perguntinha de Prova!
Qual o modelo mais adequado para fazer análise tipológica? Justifique sua resposta.
Até mais!!
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
O que as igrejas pensam sobre clonagem?
Em 2001 a Igreja ortodoxa russa (a principal religião da Rússia) condenou a clonagem de embrião nos EUA, , seus representantes dizem que a destruição de um embrião humano para pesquisa equivale a um assassinato.
"Nós condenamos a clonagem terapêutica, assim como a reprodutiva, porque o embrião, a partir da concepção, pode ser considerado um portador da dignidade humana e abençoado com o dom da vida", disse o padre Antony Ilyin, representante do Patriarcado de Moscou.
"Na lei canônica, a destruição de embriões é equivalente ao aborto, o que significa assassinato."
O padre Antony disse que aos olhos da Igreja Ortodoxa a pesquisa norte-americana é um pecado tão grande quanto clonar com o objetivo de ajudar casais inférteis a ter filhos.
Segundo ele, o anúncio que a pesquisa vai permitir a coleção de células-tronco é uma "absoluta hipocrisia" pois existem fontes alternativas, como medula óssea, sangue e outras partes do corpo que não "envolvem sacrifício humano pelo bem de outras pessoas".
http://www1.folha.uol.com.br/folha/reuters/ult112u8731.shtml
Até mais!!
terça-feira, 10 de novembro de 2009
Confirmada a autenticidade do 1° cachorro clonado
Lembra também do cientista sul-coreano que foi condenado por fraude em células-tronco?
Então..
Toda essa confusão com o cientista sul coreano, deixou dúvidas quanto a autenticidade do cãozinho.
Um grupo de especialistas da Universidade Nacional de Seul e pesquisadores dos Estados Unidos realizaram experiências semelhantes de DNA com amostras sanguíneas de Snuppy, do cão que doou as células e da fêmea que o carregou no útero.
Eles afirmaram que os resultados comprovaram que o cachorro foi clonado, numa pesquisa liderada pelo cientista sul-coreano Hwang Woo-suk.
"Os dados são coerentes com o fato de Snuppy ser um clone genético do cachorro doador, Tai", disse Elaine Ostrander, do Instituto Nacional de Pesquisa sobre o Genoma Humano, em Bethesda, Maryland, nos EUA.
As dúvidas sobre a autenticidade de Snuppy surgiram quando investigações mostraram que Hwang havia falsificado estudos nos quais afirmava ter clonado embriões humanos para obter células-tronco. Foi uma das maiores fraudes científicas da história recente.
Ele foi criado com a transferência nuclear para uma célula somática.
A clonagem é realizada com a extração do material genético do animal que está sendo clonado e com sua colocação num óvulo doado, cujo núcleo tenha sido removido. O óvulo é ativado para agir como se tivesse sido fertilizado, formando um embrião, que é então transferido para o útero de uma fêmea.
A equipe de Ostrander utilizou amostras sanguíneas fornecidas pela Coréia e amostras de DNA de 11 "afghan hounds" registrados no Kennel Club Americano.
A comissão sul-coreana também usou amostras da autópsia do cão que forneceu o material genético utilizado para criar Snuppy.
Então, as pesquisas comprovaram que de fato ele é um clone, o cãozinho é o que diz ser, sem alterações! Ele é autêntico!
http://www.ghente.org/clippings/clipping.php?Chave=1962
Até mais!
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Clone macho de uma vaca?!!
Em 2002, a equipe do professor José Antonio Visintin, da Universidade de São Paulo (USP) esperava o nascimento de uma bezerra clonada, em uma fazenda em Viracopos. Seria a primeira clonagem por célula de uma vaca adulta nelore do mundo. Mas, para surpresa de todos, nasceu um bezerro macho.
Rodolfo Rumpf; coordenador do Projeto de Biotecnologia da Reprodução afirmou que "Cientificamente, é impossível que um clone feito a partir de uma célula adulta, no caso tirada da orelha de uma vaca nelore, seja macho. "Não faz sentido".
Já o professor Visintin Afirmou incrédulo "O sexo já está definido na célula somática"
"Não sabemos o que provocou a inversão do sexo do animal Precisamos agora fazer testes de DNA para chegarmos a uma justificativa".
e ai..já imaginou você homem ter um clone seu feminino?
ou você mulher ter um clone masculino?
Pensou??
Mas pode ir tirando o cavalinho da chuva, porque isso não é possível.. o que ocorreu foi falha humana mesmo, resultado de uma troca de células no laboratório, então de fato o bezerrinho é clone, mas não da vaca!
http://www.bv.fapesp.br/namidia/noticia/14482/avessa-nasce-campinas-clone-macho/
http://www.bv.fapesp.br/namidia/noticia/14832/dna-bezerro-clone-cientista-engana/
Até mais!!!
domingo, 8 de novembro de 2009
Michael Jackson queria um clone!
Hoje trazemos uma notícia diferente!
Mais uma de Michael Jackson agora relacionado a clonagem!
"Discutíamos sobre a vida após a morte. O seu maior medo era morrer e ser esquecido. Falamos de todas as opções, desde congelar o corpo até clonagem. Cada novo método ou descoberta científica neste setor o emocionava muito", contou o ex-segurança.
"Quando percebeu que esta opção não seria possível ao menos por um momento, ele começou a falar em congelar esperma", acrescentou.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u597252.shtml
É isso!! Bom domingo pra vocês!!
Até mais!!
sábado, 7 de novembro de 2009
Células- Tronco do cordão umbilical
Olha o Final de Semana ai gente!!
Hoje temos uma reportagem interessante sobre células tronco do cordão umbilical!
Na pesquisa percebeu-se que enquanto todos os cordõesm eram ricos nessas células, só apareciam em 10% das amostras de sangue de cordão. Hoje nos bancos de cordão a rotina é guardar o sangue e descartem o cordão. Se guardados poderiam salvar vidas de inúmeras pessoas que sofrem de leucemias, anemias ou outras condições que poderão ser curadas com transplante de CT de cordão umbilical.
http://veja.abril.com.br/blog/genetica/sem-categoria/celulas-tronco-de-cordao-umbilical-novas-descobertas/
É isso! Até mais!
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Homer Simpson - Clones
"Homer é uma sátira do típico pai-de-família americano. No seu trabalho como inspetor comete inúmeros erros, além de cair frequentemente no sono, o que deixa a cidade em perigo. Com sua família acontece a mesma coisa, já que ele em geral é um péssimo pai e marido. Seu estado físico é deplorável, sua inteligência quase nula e sempre está em alguma encrenca produzida por sua irresponsabilidade ou atitude infantil e imatura. Contudo, de alguma forma Homer sempre consegue se livrar dos problemas, embora sua personalidade não mude. Uma virtude dele que aparece às vezes é que, apesar de tudo, tem um bom coração, por exemplo, doou um rim para seu pai (Contra sua vontade). Mas geralmente isto é opacado pelo grau de ignorância e tolice que ele apresenta (continuando o exemplo, foi ele que causou a perda dos rins de seu pai). Até seus gostos são uma paródia do típico americano: ele é um bebedor compulsivo de cerveja, gosta de comer donuts, ficar assistindo à TV o dia todo e dormir".
Será que aguentaríamos tantos homers?
E a clonagem como deveria ser discutida em uma série de tanta influência e repercussão mundial?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Homer_Simpson
Até mais!!
sábado, 31 de outubro de 2009
Conhecendo a Lei de Biossegurança
Bom Dia!!!
Colocamos aqui só um pedaço da lei, mas se vocês quiserem vê-la na integra:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Lei/L11105.htm
Art. 6o Fica proibido:
I – implementação de projeto relativo a OGM sem a manutenção de registro de seu acompanhamento individual;
II – engenharia genética em organismo vivo ou o manejo in vitro de ADN/ARN natural ou recombinante, realizado em desacordo com as normas previstas nesta Lei;
III – engenharia genética em célula germinal humana, zigoto humano e embrião humano;
IV – clonagem humana;
V – destruição ou descarte no meio ambiente de OGM e seus derivados em desacordo com as normas estabelecidas pela CTNBio, pelos órgãos e entidades de registro e fiscalização, referidos no art. 16 desta Lei, e as constantes desta Lei e de sua regulamentação;
VI – liberação no meio ambiente de OGM ou seus derivados, no âmbito de atividades de pesquisa, sem a decisão técnica favorável da CTNBio e, nos casos de liberação comercial, sem o parecer técnico favorável da CTNBio, ou sem o licenciamento do órgão ou entidade ambiental responsável, quando a CTNBio considerar a atividade como potencialmente causadora de degradação ambiental, ou sem a aprovação do Conselho Nacional de Biossegurança – CNBS, quando o processo tenha sido por ele avocado, na forma desta Lei e de sua regulamentação;
VII – a utilização, a comercialização, o registro, o patenteamento e o licenciamento de tecnologias genéticas de restrição do uso.
Parágrafo único. Para os efeitos desta Lei, entende-se por tecnologias genéticas de restrição do uso qualquer processo de intervenção humana para geração ou multiplicação de plantas geneticamente modificadas para produzir estruturas reprodutivas estéreis, bem como qualquer forma de manipulação genética que vise à ativação ou desativação de genes relacionados à fertilidade das plantas por indutores químicos externos.
É isso! Até mais!
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Formulário e Manual para a Análise Tipológica dos Documentos
Formulário
Contexto:________________________________________
Espécie: _________________________________________
Definição:________________________________________
Função:__________________________________________
Função Arquivística: _______________________________
Tipologia: _______________________________________
Fundo:___________________________________________
Características externas:
Gênero: __________________________________________
Suporte: _________________________________________
Formato:_________________________________________
Forma:____________________________________________
Características internas:
Produtor:___________________________________________
Conteúdo:_________________________________________
Trâmite:__________________________________________
Contexto: o contexto e atividades que deram origem a produção/acumulação do documento.
Espécie: configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações contidas nele (certidão, relatório...).
Definição: definição de como é a espécie documental.
Função: função imediata para o qual o documento foi criado.
Função Arquivística: qual sua função em relação ao contexto, nem sempre estando ligada a atividade que a gerou.
Tipologia: configuração que assume uma espécie de acordo com a sua função.
Fundo: quem é o responsável pela produção ou acumulação dos documentos.
Características externas:
Gênero: configuração que assume um documento de acordo com o sistema de signos utilizado na comunicação de seu conteúdo (textual, iconográfico, sonoro, audiovisual...).
Suporte: material onde as informações estão registradas.
Formato: configuração física de um documento, de acordo com a sua natureza e o modo como foi confeccionado (caderno, códice, folha avulsa, livro...).
Forma: estágio de preparação e de transmissão de documentos (original,cópia, minuta...).
Características internas:
Produtor: Identificação do produtor do documento.
Conteúdo: Resumo do conteúdo do documento, as pessoas envolvidas, assuntos.
Trâmite: O processo mostrando como o documento funciona.
É isso! Bom Restinho de Sexta!!
Descaso em Maceió
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Em 2005, cientista coreano esteve no Brasil!
No dia 13 de junho de 2005, o cientista Hwang Woo-suk, que foi condenado recentemente (postagem do dia 27 de outubro de 2009), esteve em Curitiba e disse que o Brasil precisa rever a proibição da técnica de clonagem terapêutica.
Hwang afirmou que escolheu o Brasil como o primeiro país a visitar após a publicação do seu artigo na revista Science? (no qual mostra como obteve 11 linhagens de células-tronco a partir de embriões clonados de pacientes) para estimular o debate e o avanço local da legislação.
Esse fato ocorreu porque na época, em março precisamente, foi criada a Lei da Biossegurança proibindo as duas formas de clonagem: a terapêutica, que prevê a formação de embriões apenas para a obtenção de células-tronco, e a reprodutiva, com o intuito de criar uma pessoa.
O cientista colocou também que "cada nação tem sua própria cultura e diferentes pontos de vista social, político e religioso. No entanto, acho que o governo brasileiro também chegará a uma conclusão favorável (sobre a clonagem terapêutica) no futuro."
E ai? o que você acha dessa afirmação?
O Brasil deve ser favorável a técnica de clonagem terapêutica?
Fonte: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=28952
Até mais!!
Análise da nota fiscal da MCEByte
- Denominação: nota fiscal
- Definição: nota fiscal de venda de viagem virtual
- Características externas: Classe: textual; suporte: papel; Formato: ficha; Forma: Original
2. Produtor: MCEByte
3. Destinatário: Cliente
4. Legislação : Lei 8846 de 21 de janeiro de 1994
5. Trâmite: após o pedido de solicitação de viagem, o cliente paga o serviço e assim é emitida a nota fiscal, ficando a 2ª via com o consumidor.
6. Documentos Básicos que compõe o expediente: É um documento simples que deve conter a via emitida, data de emissão, discriminação dos serviços contratados, valores unitário e total, CNPJ da empresa fornecedora do produto ou serviço, número sequencial do documento.
7. Ordenação da série: cronológica e numérica (número da nota fiscal)
8. Conteúdo:
- Pessoas : Empresa MCEByte e cliente solicitante da viagem
- Assuntos:viagens virtuais para casa impossível, paisagem lunar, pátio impossível, torre do abismo. Com direito ainda , de implantar chip, lobotomia parcial, transferência de dados através de impulsos magnéticos.
Até mais...
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Condenado cientista sul-coreano por fraude em células-tronco!
Fontes:
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1355251-5602,00.html
http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/091026/saude/coreias_sa__de_clonagem_ci__ncia
Até mais!!!
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Clonagem - Sugestões de Livros
Hoje estamos trazendo algumas sugestões de livros referentes a clonagem!
Clonagem - Aspectos Jurídicos e Bioéticos
Clonagem Reprodutiva De Seres Humanos
Autor: Geilza Fatima Cavalcanti Diniz
Patentes, Transgênicos E Clonagem
É isso ai!
Até mais!
Bom Feriado!!
domingo, 25 de outubro de 2009
Você pagaria 350 mil reais para ter seu cão clonado?
Um casal americano pagou US$ 155 mil para clonar o cachorro de estimação.
Após ver o seu cão Lancelot, da raça labrador, ser diagnosticado com câncer, Ed e Nina Otto recorreram a uma empresa de clonagem animal da Coréia do Sule e cogelaram seu DNA.
O clone, “Lancelot Encore” nasceu após o original ter morrido no início de janeiro de 2008.
Que Amor Heim!
Até mais!!
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL975729-5602,00-CASAL+NORTEAMERICANO+PAGA+O+EQUIVALENTE+A+R+MIL+E+CLONA+CAO+DE+ESTIMACAO.html
sábado, 24 de outubro de 2009
Cachorro é clonado a partir da orelha do pai genético!
Hoje estamos trazendo pra vocês um cãozinho que foi clonado por cientistas sul-coreanos
utilizando a célula da orelha do pai genético.
Foto: EFE
O processo de clonagem se deu a partir da retirada do material genético da célula da orelha e colocaram-no num óvulo esvaziado de seu núcleo, posteriormente foi estimulado para dividir e virar um embrião dentro da mãe barriga de aluguel labradora.
O animal é da raça Afghan e recebeu o nome de "Snuppy" ( referência às iniciais em inglês do centro onde trabalham os pesquisadores -Seoul National University), nasceu com a ajuda de uma cesariana após uma gestação de 60 dias.
A equipe, comandada pelo professor Woo Suk Hwang, da Faculdade de Veterinária da Universidade de Seul,após haver transferido mil embriões a 123 recipientes, conseguiu apenas três gestações e Snuppy foi um deles.
Fonte:http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI615297-EI297,00-Cientistas+clonam+cachorro+pela+primeira+vez.html
Até mais !!
Bom Final de Semana!
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Documentos a serem analisados e o seu contexto
Em um lugar tão tão distante, vivia um renomado médico especialista em genética, seu nome era Dr. Cloneldon. Dono da Clinica MCE-Life, que é referência em tratamento de células-troncos e genética, isto é, clonagem terapêutica. Produzem e acumulam diversos documentos, e atualmente possuem um acervo extenso, reflexo de suas atividades.
Ao longo dos anos, Dr. Cloneldon adquiriu interesse na área de clonagem induzida artificialmente, e fazia suas pesquisas sem revelar o seu real interesse: clonar um ser humano. Assim, conversando com alguns de seus pacientes, percebeu que uma delas desejava ter um clone de seu único filho, que tinha desenvolvido uma doença incurável, resolvendo consumar suas pesquisas e o sonho de sua paciente.
Pouco tempo depois, realizou-se o contrato de clonagem entre a Clínica Life e Luciana, mãe da criança com doença incurável. Os procedimentos começaram na semana seguinte. Quando Luciana e seu filho Theodore de dez anos chegaram a clinica, preencheram a ficha do paciente, obtendo todos os dados de Theodore, que iria ser clonado. Ele não sabia, pensava apenas que era mais um tratamento de rotina, sendo que as únicas pessoas que sabiam da clonagem induzida artificialmente eram o Doutor e sua mãe.
Após esse fato a clínica era responsável por congelar os cordões umbilicais das crianças clones, caso o contratante fosse a favor, ou de outras crianças, cujos pais solicitavam a guarda, com o objetivo de manter o material genético (DNA) ativo para possíveis pesquisas (clonagem terapêutica), curas de doenças e até mesmo realizar outras clonagens induzidas artificialmente.
Então os documentos analisados serão:
O contrato,
A ficha do paciente,
Amostras de sangue,
Cordão umbilical,
Ecografia gestacional,
Impressão digital molecular ou fingerprint do DNA,
Por enquanto é isso..
Até mais!!!
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Camundongo congelado, por 16 anos, é clonado por Japoneses
Japoneses conseguiram clonar camundongos congelados por 16 anos!
Isso mesmo! 16 anos!
Esse feito animou os pesquisadores, que começam a ver mais chances de “ressuscitar” as espécies extintas.
Liderados por Teruhiko Wakayama, do Centro de Biologia de Desenvolvimento da Riken, em Kobe, a equipe procurou núcleos celulares que parecessem estar menos estragados para tentar a clonagem, com duas linhagens de camundongos. Assim descobriram durante o processo, que as células cerebrais eram as mais aptas.
No processo foi utilizado técnicas tradicionais de clonagem: pegar um óvulo de camundongo, extrair o núcleo, introduzir o núcleo do bicho congelado e dar um choquinho, para fazer com que a célula recém-transformada em zigoto começasse a se multiplicar.
Em uma das linhagens, o resultado foi ótimo. Os cientistas implantaram alguns embriões clonados em fêmeas vivas (barriga de aluguel), além de conseguir derivar células-tronco embrionárias. Após 19 dias, foi realizada a cesariana e nasceram os oito clones com material genético idêntico ao de um dos camundongos congelados.
Na outra linhagem, já não tiveram o sucesso quanto aos nascidos, pois nenhuma gravidez chegou ao final, mas foi possível extrair as células-tronco embrionárias. Esse fato pode não ter sido pelo congelamento dos bichos, mas pelas características da própria linhagem congelada, que havia sido fruto de cruzamento consangüíneo.
Fonte:http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL847628-5603,00.html
É isso ai! Até mais!
domingo, 18 de outubro de 2009
Continuação dos Tipos de Clonagem
Voltando com os tipos de clonagem, hoje iremos falar sobre os outros três tipos existentes e suas características.
Clonagem reprodutiva
Consiste na transferência nuclear da célula somática (SCNT ou TNCS). Esta técnica clona animais através de suas células embrionárias.
Clonagem embrionária
Consiste em um processo similar ao do que se observa na natureza, multiplica-se o embrião do animal em estudo produzindo, assim, gêmeos, trigêmeos, etc. Há anos é utilizada em animais, mas muito pouco foi experimentado com seres humanos.
Consiste em estágios iniciais idênticos à clonagem para fins reprodutivos. Sua diferença está no fato do blastocisto não ser introduzido no útero, pois esse é utilizado em laboratório para a produção de células-tronco a fim de produzir tecidos ou órgão para transplante. As células-tronco embrionárias são importantes porque são multifuncionais, isto é, podem ser usadas em diferentes tipos de células, podendo ser utilizadas no intuito de restaurar a função de um órgão ou tecido, transplantando novas células para substituir as células perdidas pela doença, ou substituir células que não funcionam adequadamente devido a defeito genético (ex: doenças neurológicas, diabetes, problemas cardíacos entre outros.
Até mais!!!
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
Dica de filme
Em um futuro próximo, a clonagem de gado, peixes e até mesmo animais de estimação já é fato corriqueiro. Mas clonar seres humanos é um ato ilegal em todo o planeta. Pelo menos até Adam Gibson (Arnold Schwarzenegger) um dia chegar em casa e encontrar um clone em seu lugar. Agora, separado de sua família e jogado em um mundo que ele não compreende, Gibson precisa salvar a si mesmo para descobrir quem está por trás destes acontecimentos e recuperar sua família.
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Análise Tipológica com base nos Archiveros de Madrid
Com base nesse modelo iremos analisar tipologicamente os documentos da MCEByte, começando pelo pedido que já foi analisado anteriormente com base em outros autores, e dando sequência com a análise dos demais documentos separados em séries.
Pedido de Contratação de Viagem
1.Tipo Documental
Denominação: Pedido
Definição: Pedido de Viagem com objetivo de fazer viagem virtual.
Código: -
Características externas:
Gênero: Textual
Suporte: Papel
Formato:Metade da folha A4
Forma: Original
2. Produtor: Pessoa que solicitou o pedido
3. Destinatário: MCEByte - Unidade de Controle de Viagens
4. Legislação : Código de Defesa do Consumidor
5. Trâmite: Unidade de controle de viagens disponibilizou o documento, a pessoa solicitante preencheu o pedido com seus dados pessoais e entregou de volta a unidade.
6. Documentos Básicos que compõe o expediente: É um documento simples que deve conter o lugar para onde se quer viajar, nome e assinatura da pessoa que quer a viagem, o dia , o mês e o ano que o pedido foi feito.
7. Ordenação da série: Por assunto( local da viagem) e cronológica
8. Conteúdo: Pessoas : Empresa MCEByte e cliente solicitante da viagem
Assuntos:viagens virtuais para casa impossível, paisagem lunar, pátio impossível, torre do abismo.Com direito ainda , de implantar chip, lobotomia parcial, transferência de dados através de impulsos magnéticos.
9.Vigência: Tempo indeterminado, pois deve-se ter um período de segurança da saúde do cliente, pois não se sabe se a pessoa que viajou terá problemas no futuro em relação ao implante feito, podendo responsabilizar a empresa pelos danos causados. Esse documento serve de prova que o cliente concordou em ter o implante e exime a MCEByte de qualquer culpa pelos danos .
10. Expurgo: Guarda permanente, pois serve como contrato-padrão, lhe dando características de documento permanente.
Tabela de preço para venda ao consumidor
1.Tipo Documental
Denominação:Tabela de Preço
Definição: Quadro informativo com a finalidade de sistematizar e fazer vizualizar dados de forma instantanêa.
Código:
Características externas:
Gênero: Textual
Suporte: Papel
Formato:Documento simples
Forma: Original
2. Produtor: MCEByte - Setor financeiro
3. Destinatário: Consumidor
4. Legislação : Código de Defesa do Consumidor
5. Trâmite: Sai do setor financeiro para o setor de vendas até chegar ao consumidor.
6. Documentos Básicos que compõe o expediente:
7. Ordenação da série: Numérica cronológica
8. Conteúdo: Assuntos: Contém os diferentes serviços e seus custos.
9.Vigência: até a empresa atualizar com novos preços de acordo com o mercado.
10. Expurgo: eliminação após a elaboração de uma nova tabela de preços.
Folhetos de Propaganda
1.Tipo documental
· Denominação: Folhetos de propaganda
· Definição: Folhetos de propaganda que mostram lugares para realizar uma viagem virtual.
· Código: ---
· Características externas:
o Gênero: textual e iconográfico
o Suporte: Papel
o Formato: Folha A4
o Forma: Original
2.Produtor: MCEByte
3.Destinatário: Cliente
4.Legislação: Normas Padrão da Atividade Publicitária
5.Trâmite: A unidade de publicidade cria o documento e ele é passado para os clientes.
6.Documentos básicos que compõe o expediente: O documento deve ter o nome do lugar da viagem, uma imagem deste, contato e endereço da empresa.
7. Ordenação da série: Alfabética por nome do local de viagem
8. Conteúdo:
· Pessoas: Empresa MCEByte
· Assuntos: viagens virtuais para casa impossível, paisagem lunar, pátio impossível, torre do abismo.
9. Vigência: Enquanto estiverem fazendo a propaganda.
10. Expurgo: Guarda permanente, pois compõe a memória da empresa.
Ficha funcional
1.Tipo Documental. Denominação: Ficha funcional
. Definição: Ficha contendo dados de funcionários da empresa
. Características externas: Classe: textual; suporte: papel; Formato: ficha; Forma: Original.
2. Produtor: MCEByte
3. Destinatário: MCEByte
5. Trâmite: Ao ser contratado o funcionário deve preencher esta ficha com seus dados pessoais. Após o preenchimento destes dados esta ficha é encaminhada para o setor de RH da empresa.
7. Ordenação da série: alfabética, de acordo com o nome do funcionário.
8. Conteúdo:
. Pessoas : Funcionários da Empresa MCEByte
. Assuntos:Nome, registro, data de nascimento, endereço, cônjuge, endereço, telefone, nome dos filhos e data do nascimento deles, registro de documentos (carteira de trabalho, cic, rg), dados bancários (nome e nº da conta e, da agencia do banco pelo qual o funcionário vai receber seus vencimentos).
Também possui um histórico com a data de admissão, os cargos ocupados e a data de rescisão, alem de um campo para observações.
Até mais!
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
O Porco Espanhol Clonado!
Oi pessoal!!
Só pra curiosidade mesmo. Saiu no dia 06/10/09 na Globo .com uma reportagem interessante sobre uma experiência feita pela Universidade de Múrcia utilizando uma técnica de clonagem semelhante à da ovelha Dolly.
Pela primeira vez um porco foi clonado no país. Três porquinhos nasceram, no entanto, apenas um, hoje com dois meses, sobreviveu. O mais curioso é o nome escolhido para batizar o bichinho, que se chama Kaká. Isso mesmo, em homenagem ao nosso jogador de futebol, que está em alta na Espanha.
Por que será que o porquinho ganhou esse nome?
Fonte:http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/espanhol/0,,MUL1331820-9845,00-PRIMEIRO+PORCO+CLONADO+NA+ESPANHA+GANHA+O+NOME+DE+KAKA.html