quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Glossário


Arquivo
Conjunto de documentos produzidos e acumulados por uma entidade coletiva, pública ou
privada, pessoa ou família, no desempenho de suas atividades, independentemente da natureza do suporte. (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística)

Autenticidade
Qualidade de um documento ser o que diz ser, independente de se tratar de minuta, original ou cópia, e que é livre de adulterações ou qualquer outro tipo de corrupção. (Wikipedia)

Autenticidade Diplomática

Documentos escritos de acordo com as práticas do tempo e lugar indicados no texto e assinados pelas pessoas competentes para criá-lo. (Luciana Duranti)
Custódia Responsabilidade jurídica de guarda e proteção de arquivos, independente de vínculo de propriedade.

Clonagem

É a produção de indivíduos genéticamente iguais. É um processo de reprodução assexuada que resulta na obtenção de cópias geneticamente idênticas de um mesmo ser vivo. (Wikipédia). Aqui no nosso blog, também podem encontrar diversos tipos de clonagem e não somente de seres vivos.


Data Cronológica
Elemento de identificação cronológica pelo qual se indica a data em que o documento foi produzido. (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística)

Data Tópica
O lugar de produção do documento. (Bellotto)

Descrição
Conjunto de procedimentos que, a partir de elementos formais e de conteúdo, permitem a identificação de documentos e a elaboração de instrumentos de pesquisa. (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística)

Diplomática
Disciplina que tem como objeto o estudo da estrutura formal e da autenticidade dos documentos. (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística)

A Diplomática, por definição, ocupa-se da estrutura formal dos atos escritos de origem governamental e/ou notarial (Bellotto)

Documento de Arquivo
Informação registrada, independentemente de suporte, produzida ou recebida e mantida por uma instituição ou pessoa no decurso de suas atividades públicas ou privadas.
(Conselho Internacional de Arquivos)

Espécie documental
Configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas. (Bellotto)

Fundo
Conjunto de documentos de uma mesma proveniência (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística)

Série
Subdivisão do quadro de arranjo que corresponde a uma seqüência de documentos relativos
a uma mesma função, atividade, tipo documental ou assunto. (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística)

Tipo documental
É a configuração que assume a espécie documental de acordo com a atividade que ela representa. (Bellotto)

Tipologia Documental
É a ampliação da Diplomática em direção à gênese documental, perseguindo a contextualização nas atribuições, competências, funções e atividades da entidade geradora/acumuladora. (Bellotto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário