domingo, 6 de setembro de 2009

Análise Diplomática de acordo com Heloisa Bellotto



Oi Pessoal!

Na sexta-feira, 4 de setembro, foi proposta uma atividade bem interessante, na qual tínhamos que criar um certificado com as características que achávamos que ele deveria conter. Pois bem, criamos o certificado,que aparece na imagem a cima, e agora vamos analisá-lo diplomaticamente de acordo com o modelo utilizado pela autora Bellotto no livro Como Fazer Análise Diplomática e Análise Tipológica de Documentos de Arquivo.
De acordo com a autora “Certificado é um documento diplomático testemunhal comprobatório, descendente, notarial ou não”. Ela coloca que “O texto do discurso diplomático, na realidade, é a união entre partes distintas: o protocolo inicial, o texto propriamente dito e o protocolo final”, portanto um documento deve conter elementos que se enquadrem nessas partes.


Tirando a folha que não é a certa para produzir Certificados, vejamos, então, os elementos possuidos que se enquadra no modelo proposto e os que faltaram.

O certificado analisado contém:
Protocolo Inicial: Timbre do Emissor e Titulo – Certificado...
Texto: A situação de garantia apresentada contem informações compatíveis com a espécie documental.
Protocolo Final: Assinatura, nome e titulação da entidade responsável.

Entretanto, faltou um elemento importante, no protocolo final, que são as datas tópicas e cronológicas. E apesar de ter assinatura, o responsável que assinou não tinha competência para assinar essa espécie documental.


É isso ai! Ótima semana a todos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário