sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Documentos a serem analisados e o seu contexto

Boa Tarde pessoal!


A atividade dessa semana envolve o contexto e os documentos a serem analisados tipologicamente no trabalho final. O contexto é o caso fictício descrito abaixo:


Em um lugar tão tão distante, vivia um renomado médico especialista em genética, seu nome era Dr. Cloneldon. Dono da Clinica MCE-Life, que é referência em tratamento de células-troncos e genética, isto é, clonagem terapêutica. Produzem e acumulam diversos documentos, e atualmente possuem um acervo extenso, reflexo de suas atividades.

Ao longo dos anos, Dr. Cloneldon adquiriu interesse na área de clonagem induzida artificialmente, e fazia suas pesquisas sem revelar o seu real interesse: clonar um ser humano. Assim, conversando com alguns de seus pacientes, percebeu que uma delas desejava ter um clone de seu único filho, que tinha desenvolvido uma doença incurável, resolvendo consumar suas pesquisas e o sonho de sua paciente.

Pouco tempo depois, realizou-se o contrato de clonagem entre a Clínica Life e Luciana, mãe da criança com doença incurável. Os procedimentos começaram na semana seguinte. Quando Luciana e seu filho Theodore de dez anos chegaram a clinica, preencheram a ficha do paciente, obtendo todos os dados de Theodore, que iria ser clonado. Ele não sabia, pensava apenas que era mais um tratamento de rotina, sendo que as únicas pessoas que sabiam da clonagem induzida artificialmente eram o Doutor e sua mãe.
Então, foram realizados todos os procedimentos de clonagem inclusive a retirada de amostra de sangue do menino, o óvulo foi implantado na mãe de aluguel, fato ocorrido com sucesso. Depois de alguns meses de gravidez, a mãe de aluguel foi submetida a uma ecografia gestacional para avaliar a idade gestacional, o crescimento intra-uterino, se o feto está crescendo de forma normal ou há alguma alteração. O restante da gravidez foi tranquila e o clone de Theodore nasceu com saúde perfeita. Após o nascimento do bebê o médico fez a análise do DNA da criança nascida em comparação com o DNA do doador, a partir da impressão digital molecular ou fingerprint do DNA, de ambos, comprovando a clonagem, isto é, que o material genético do Theodore é idêntico ao do Clone. Ele cresceu forte e saudável.

Após esse fato a clínica era responsável por congelar os cordões umbilicais das crianças clones, caso o contratante fosse a favor, ou de outras crianças, cujos pais solicitavam a guarda, com o objetivo de manter o material genético (DNA) ativo para possíveis pesquisas (clonagem terapêutica), curas de doenças e até mesmo realizar outras clonagens induzidas artificialmente.


Então os documentos analisados serão:

O contrato,

A ficha do paciente,

Amostras de sangue,

Cordão umbilical,

Ecografia gestacional,

Impressão digital molecular ou fingerprint do DNA,



Por enquanto é isso..


Até mais!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário