domingo, 18 de outubro de 2009

Continuação dos Tipos de Clonagem

Boa Tarde Pessoal!

Voltando com os tipos de clonagem, hoje iremos falar sobre os outros três tipos existentes e suas características.


Clonagem reprodutiva

Consiste na transferência nuclear da célula somática (SCNT ou TNCS). Esta técnica clona animais através de suas células embrionárias.

Durante o processo uma célula somática é introduzida em outra célula retirada de um animal (ou humano), logo depois da ovulação. Antes de introduzi-la, o cientista deve remover os cromossomos, que contêm genes e funcionam para continuar a informação hereditária, da célula recipiente. Após a introdução da célula somática, as duas células fundem. A célula fundida começa a se tornar um embrião normal, produzindo a prole. Para o seu desenvolvimento é necessário "mãe-de-aluguel".

Devido ao trabalho manual sob microscópio, essa técnica consome tempo e recurso, além de resultar numa taxa elevada de mortalidade de ovos, pois sofrem stress, ambas as células envolvidas no processo.

Clonagem embrionária

Consiste em um processo similar ao do que se observa na natureza, multiplica-se o embrião do animal em estudo produzindo, assim, gêmeos, trigêmeos, etc. Há anos é utilizada em animais, mas muito pouco foi experimentado com seres humanos.

A Clonagem Terapêutica

Consiste em estágios iniciais idênticos à clonagem para fins reprodutivos. Sua diferença está no fato do blastocisto não ser introduzido no útero, pois esse é utilizado em laboratório para a produção de células-tronco a fim de produzir tecidos ou órgão para transplante. As células-tronco embrionárias são importantes porque são multifuncionais, isto é, podem ser usadas em diferentes tipos de células, podendo ser utilizadas no intuito de restaurar a função de um órgão ou tecido, transplantando novas células para substituir as células perdidas pela doença, ou substituir células que não funcionam adequadamente devido a defeito genético (ex: doenças neurológicas, diabetes, problemas cardíacos entre outros.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Clonagem

Até mais!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário