quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Tipologia Documental e Diplomática

Boa Tarde Pessoal!

Então, para estrear as postagens, nada mais justo que comecemos com a explicação do que é Diplomática. O que é Tipologia Documental? E por que essas são importantes para a Arquivologia?

Na aula do dia 21 de agosto fizemos uma dinâmica interessante para descobrir quais eram os significados dessas perguntas. De fato o que encontramos nos livros e sites foi que a Diplomática nos leva a estudar a estrutura formal dos documentos a fim de garantir sua autenticidade, já a Tipologia resulta da espécie documental aliada às atividades concernentes. E que desse modo, as duas auxiliam a Arquivologia de forma a entender o documento desde seu nascimento, o porquê e como ele é estruturado no momento da sua produção e assim garantir a autenticidade e a fidedignidade das informações ali contidas assim como a lógica orgânica dos documentos.

Mas foi após termos contato com documentos diferentes (Camisinha de publicidade/ Canetas de publicidade...) e a explicação do professor que esses conceitos foram de fato esclarecidos. Assim, a diplomática tem o foco na espécie documental, preocupando-se em dizer o que é o documento, quais as suas características físicas (externas) e de informação (internas), já a tipologia é a ampliação dessa preocupação em direção a origem e contextualização desse documento, é importante que se estude o documento enquanto componente de conjuntos orgânicos, por tanto o foco da tipologia é o tipo documental (espécie documental + função), o que o torna documento de arquivo.

É isso!Espero que esses conceitos tenham ajudado!

Um comentário: