sábado, 19 de setembro de 2009

Clonagem de seres vivos


Bom dia pessoal!!

Vamos agora inicar as postagens sobre a clonagem de seres vivos, conhecê-la melhor, quais os tipos existentes, reportagens, filmes entre outras coisas..

Comecemos então por esclarecer o seu conceito.

Clonagem é a produção de indivíduos geneticamente iguais. É um processo de reprodução assexuada que resulta na obtenção de cópias geneticamente idênticas de um mesmo ser vivo ( vegetal, animal ou microorganismo).
Clonagem em biotecnologia refere-se aos processos usados para criar cópias de fragmentos de DNA (Clonagem molecular), células (Clonagem Celular), ou organismos. Mais genericamente, o termo refere-se à produção de várias cópias de um produto, tais como os meios digitais ou de software.

Então..

Clone é um conjunto de células geneticamente idênticas que são todas descendentes de uma célula ancestral, podendo dar origem a um grande número de organismos iguais entre si.Os componentes de um clone têm sempre a mesma constituição genética (DNA) desde que não ocorram quaisquer mutações.


Quem não conhece a Ovelha Dolly?
Dolly foi o primeiro mamífero a ser clonado. O procedimento foi feito a partir de células adultas: o núcleo de uma célula das glândulas mamárias de uma ovelha adulta da raça Finn Dorset (cabeça branca) foi transferido para um oócito com núcleo removido de uma fêmea da raça Scottish Blackface (cabeça preta). Dolly foi gerada em outra ovelha de cabeça preta. o fato dos cientistas utilizarem “mães” de fenótipos distintos foi para obterem um melhor controle quanto à possibilidade das características destas fêmeas serem misturadas.
Assim nasceu Dolly clone do primeiro animal citado!


3 comentários:

  1. Cara eu sou a karine, muito bom o seu texto falando da clonagem de seres vivos me ajudou muito viu;
    Obrigada e bom trabalho a vc:

    ResponderExcluir
  2. Oi gostaria de saber a clonagem de humanos é possivel? se sim já colacarm em pratica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii. A clonagem de humanos ainda não foi permitida .... Por motivos não postos a tona !!!!

      Excluir