sábado, 12 de setembro de 2009

Questões

Bom dia!!!
Sabadão e olha a gente aqui postando pra vocês!

Essa semana foi lido o capitulo 1 da Durantti, um texto super interessante que possibilita entender mais sobre a Diplomática, a origem e desenvolvimento dessa disciplina, qual seu objeto e propósitos. Traz também a questão da autenticidade e da veracidade. Lendo o texto algumas questões surgiram, então que tal pensarmos se já estamos entendidos de alguns conceitos importantes para disciplina?!?

1. Você saberia dizer qual a diferença entre ciência arquivística especial e a diplomática especial?

2. De acordo com Bellotto a “Tipologia Documental é a ampliação da Diplomática em direção à gênese documental, perseguindo a contextualização nas atribuições, competências, funções e atividades da entidade geradora/ acumuladora. Sendo o objeto da Diplomática a configuração interna do documento, o estudo jurídico de suas partes e dos seus caracteres para atingir sua autenticidade, enquanto o objeto da Tipologia, além disso, é estudá-lo enquanto componente de conjuntos orgânicos, isto é, como integrante da mesma série documental, advinda da junção de documentos correspondentes à mesma atividade.acumuladora. Então, levando em consideração o que Durantti coloca sobre ciência arquivística especial e diplomática especial, a tipologia não seria a junção dessas duas disciplinas?

3. Vocês saberiam qual é a diferença entre autenticidade diplomática, autenticidade legal e autenticidade histórica?

4. Para o estudo diplomático, segundo Durantti, são fundamentais três requisitos do documento, quais são eles?

5. Quais são os objetos específicos da Diplomática?

6. Em relação ao certificado que foi analisado na aula do dia 4 de setembro, essa análise poderia se considerada metodologia da diplomática especial?

É isso ai pessoal! Mãos a obra!
Bom Final de Semana!!

6 comentários:

  1. Questão 4) Segundo Duranti para o estudo diplomático do documento é preciso saber a circunstância da escrita, a natureza jurídica do feito comunicado e a forma de compilação.

    08/33665

    ResponderExcluir
  2. questão 3)
    Autenticidade legal são aqueles que suportam provas sobre si mesmos, autenticidade diplomática são os que foram feitos de acordo com o tempo e o lugar que estão ditos no documento e confirmado pelos criadores e autenticidade historica são aqueles que testemunham o que realmente aconteceu.

    Lygia 07/35485

    ResponderExcluir
  3. Questão 1

    A relação que a diplomática especial possui com a diplomática é a mesma que a ciência arquivística especial possui com a ciência arquivística.

    No entanto, a ciência arquivística especial aplica a teoria arquivística a casos individuais, e tem como função o estudo, através do exame das leis, regulamentos e documentos arquivísticos, de tal forma que possibilite a organização da memória.

    Já a diplomática especial é um ramo da diplomática, uma disciplina na qual os princípios teóricos formulados e analisados pela diplomática se individualizam e são esclarecidos para que possam ser aplicados a documentos singulares, concretos e reais. Tem como função a aplicação dos conceitos, que formam o "corpo" da diplomática geral, nos mais diversos casos individuais.

    Paula Araújo 07/36929

    ResponderExcluir
  4. Questão 6.
    Segundo Durantti, podemos entender que a ciência arquivística especial se acupa das séries, dos fundos, ou seja, da documentação de uma instituição como um complexo de documentos, como um todo, que é formado por partes (os documentos), as quais são analisadas, de forma isolada, pela diplomática especial.
    Então, podemos dizer que enquanto a ciência arquivística especial estuda os conjuntos documentais, a diplomática especial se preocupa em estudar, individualmente, cada documento que constitui esses conjuntos. Ou seja, ambas se complementam, uma vez que a primeira faz uma análise macro e a segunda faz um análise micro da documentação.

    Partindo desses conceitos, que também respondem a questão 1, é possível afirmar que a análise do certificado, a qual foi feita na aula do dia 4 de setembro, pode ser considerada metodologia da diplomática especial, uma vez que os grupos analisaram os certificados individualmente e não como parte de uma série documental, por exemplo.

    ResponderExcluir
  5. Tamara Machado 06/39257
    questão 05
    A diplomatica está extritamente ligada a nescessidade de determinar a autenticidade e veracidade dos documentos de arquivo.

    ResponderExcluir